quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Deuses principais.

Os doze deuses olimpicos principais:

1.Zeus: Rei dos deuses e governante do Monte Olimpo; deus do céu e das tempestades. O filho mais novo dos Titãs Cronos e Reia. Símbolos: o raio e a águia.

2.Hera: Rainha dos deuses. Deusa da casamento e da maternidade. Símbolos: o pavão e a vaca. Filha de Cronos e Reia. Mulher e irmã de Zeus.

3.Poseidon: Deus dos Mares; dos terramotos e dos cavalos. Símbolos: hipocampo e tridente. Filho de Cronos e Reia. Irmão de Zeus e Hades.

4.Atena: Deusa virgem da sabedoria, ofícios e estratégia militar. Símbolos são a oliveira e o mocho. Filha de Zeus, de acordo com algumas tradições, com Métis.

5.Ares: Deus da guerra. Símbolos incluem o javali e a lança. Filho de Zeus e Hera.

6.Deméter: Deusa da fertilidade, agricultura, natureza e estações do ano. Símbolos: papoila. Filha de Cronos e Reia, irmã de Zeus.

7.Apolo: Deus do sol, da cura, da música, poesia, profecia e do tiro ao arco. Símbolos incluem a lira e o arco. Ártemis é sua irmã gémea. Filho de Zeus e de Leto.

8.Ártemis: Deusa virgem da caça e da lua. Símbolos incluem o veado e o arco. Irmã gémea de Apolo, filha de Zeus e de Leto.

9.Hefesto: Ferreiro dos deuses; deus do fogo e da metalurgia. Filho de Zeus e Hera ou, de acordo com algumas tradições, apenas de Hera.

10.Afrodite: Deusa do amor, da beleza e da sexualidade. Filha de Zeus e de Dione ou, noutras tradições, de Urano. Símbolos incluem a pomba.

11.Hermes: Mensageiro dos deuses; deus do comércio e dos ladrões. Símbolos incluem o caduceu. Filho de Zeus e da ninfa Maia.

12.Dioniso: Deus do vinho, das festas e do êxtase. O seu símbolo é a pantera e a videira. Filho de Zeus e da mortal Sémele.


Hades não era geralmente incluído nesta lista. Não tinha assento no panteão porque passava a maior parte do seu tempo nos Infernos. Também costuma aparecer entre os doze: Héstia (entre os romanos, Vesta.) Quando foi dado lugar a Dioniso, o número total de Olímpicos passou a ser treze. Sendo tal número indesejável, e de modo a evitar conflitos, Héstia abdicou do seu lugar entre os doze.

Nenhum comentário:

Postar um comentário